Boa noite!!
Leitura concluída!!
⭐⭐⭐⭐⭐
📖👀
"Os sofrimentos do jovem Wherther - Goetthe"
Romance que inicia o movimento da escola Romântica Alemã e se torna um dos maiores romances da literatura universal.
Podemos afirmar que " Os sofrimentos do jovem Wherther" é um romance epstolar onde vamos acompanhar a história de Werther, um jovem rapaz que se vê perdidamente apaixonado por Charlotte, uma mulher que já estava prometida em casamento a outro homem. Um detalhe importante nessa história é que aqui não vamos tratar de um romance platônico; o jovem Werther realmente conhecia Charlotte e sua família, mantendo contato constante com sua amada.
Apesar de ter conhecimento do compromisso de Charlotte, Wherther continuava investindo num possível relacionamento e seu amor por ela crescia mais e mais. Frente à impossibilidade de concretizar seus desejos, o suicídio acaba se tornando um pensamento cada vez mais doce na sua imaginação.
O livro é escrito em primeira pessoa, sendo que a maior par em forma de cartas enviadas por Wherther a seu amigo, relatando seu dia a dia e toda a sua paixão por Charlotte.
O grande tema central dessa obra esta envolto no suicídio, ele ronda os escritos de Werther com frequência, demonstrando que isso era algo que estava na cabeça do jovem apaixonado em todo momento. No entanto conforme Werther começa a perceber que seu romance com Charlotte era praticamente impossível, ele começa a desenvolver quase que uma obsessão pelo suicídio. Para ele, isso seria um escape rápido dos seus sofrimentos pelo amor não concretizado, achando que depois da morte, quem sabe, poderia reencontrar Charlotte e aí sim viver seu amor livremente.
O interessante também sobre a obra e que vale ressaltar e que essa história teve como base acontecimento da vida do próprio autor.
Mas " Os sofrimentos do jovem Wherther" não está preso somente ao seu tema central aqui nós vamos acompanhar Goetthe versar sobre descrições belas a respeito da natureza, das relações humanas e de tudo aquilo que contempla a vida; daí partimos então para um segundo ato, vamos dizer assim, então todo o cenário parece mudar de forma grotesca conforme toda a dor do amor não correspondido é explorada.
Além dos temas e sentimentos explorados nós aprofundamos também no íntimo do nosso personagem principal, Wherther é um personagem que se questiona sobre muitas coisas, seus monólogos escritos em seus relatos nos fazem refletir a respeito de nossa própria natureza, então podemos dizer que um livro escrito no século XVIII tem muito a dizer na nossa contemporaneidade o que o torna um grande clássico.
Bom posso afirmar que mesmo sendo uma obra de apenas 208 páginas ela se faz em uma imensa obra de qualidade e importância na literatura como um todo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog